terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Louca da Casa


Quando amamos muito livro, podemos nos questionar como o autor conseguiu nos levar pela mão daquela forma? Alguns irão querer saber como surgiu àquela ideia fantástica. Tem aqueles que se apaixonam pelo personagem. E ele pode se tornar nosso livro de cabeceira por anos a fio.

E sem ter uma linha divisória entre o real e a ficção que Rosa nos leva em uma mistura de memórias, opiniões, histórias e estórias. Ali estão os ingredientes que seguram o leitor: paixão, amor, ciúmes, ego, dor... afinal, como diz Rosa “Falar de literatura é falar da vida”.

A Louca da Casa é um livro para escritores e os que desejam entrar neste mundo. Escrever, revisar, respirar um mundo até que a ideia realmente nasça e você continue ou recomece do zero. Ali estão as regras do jogo, o que alguns fizeram e como outros terminaram. Está o machismo que escondeu algumas vozes, está o feminismo empoderando quem merece respeito.

A Louca da Casa é para os leitores, pegando dicas de livros, conhecendo histórias de outros escritores e entendendo um pouco a mente de quem muitas vezes no liberta de rotinas extenuantes nos dando uma válvula de escape.

O livro é uma conversa em que só um fala. Parece que você está sentado em almofadas com as pernas cruzadas vendo ela agradavelmente divagar entre memórias, opiniões, histórias e estórias.

E existe M., uma paixão de Rosa que pode ou não ser de carne e osso. Cabe ao leitor escolher o seu caminho favorito.

Uma narrativa divertida e ao mesmo tempo perigosa, visto que ela pode acordar a louca que está dentro de quem lê. E o que fazer com ela não está no post scriptum.

A Louca da Casa
La Loca de la Casa
Rosa Montero
Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman
Editora HarperCollins
2003 – 176 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário